Presidente do Conpam abre encontro de formação do Programa Água Doce

25 de novembro de 2013 - 18:25

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes, representando o governador do Ceará, Cid Gomes, abriu o V Encontro de Formação do Programa Água Doce (PAD). Participam do evento representantes da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente, e os coordenadores e equipes do programa nos nove estados nordestinos. O encontro prossegue até sexta-feira (29).

Bruno Menezes destacou a importância das ações do PAD. “Esse programa ajuda muito o homem do semiárido ao estabelecer uma política pública permanente que auxilia no acesso à água de boa para o consumo”, ressaltou.

O Programa Água Doce é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, do Governo Federal para os estados do semiárido brasileiro. Tem como objetivo principal garantir o acesso à água às populações rurais em qualidade e quantidade suficientes à segurança alimentar e nutricional.

Para o coordenador nacional do PAD, Renato Saraiva Ferreira, o encontro vai ter como principal foco discutir a gestão. “Os sistemas piloto já estão vivos, garantindo a sobrevivência de comunidades. Agora vamos discutir o melhor funcionamento”, explicou.

Segundo a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), o Ceará participa do PAD com 47 municípios. Além do presidente do Conpam e do oordenador nacional do programa, formaram a mesa de abertura o secretário de Recursos Hídricos, César Pinheiro, secretário-executivo da Comissão Nacional de Combate à Desertificação, Francisco Campello, e o prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva.