Parque do Cocó: proposta de trabalho para atualização da poligonal é aprovada

14 de novembro de 2013 - 10:20

A proposta de trabalho para a definição da área da Poligonal do Parque do Cocó foi aprovada nesta quinta (14) pelo vice-presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Afonso Neto. O documento será assinado pelo reitor da instituição, professor Jackson Sampaio. Nos próximos dias, Conpam e Uece definirão o início dos trabalhos.

A atualização da poligonal é necessária para que a área oficial seja delimitada e a sua extensão preservada, dentro dos ditames da legislação vigente. O resultado dará a base técnica para o Governador Cid Gomes concluir a legalização do Parque.

Os professores do curso de Geografia da Uece, Marcos Nogueira e Frederico Holanda, apresentaram o plano de trabalho. A proposta de Poligonal do Rio Cocó foi sugerida em 2008 pelo Grupo de Trabalho coordenado pelo Conpam, tendo representantes da sociedade civil e universidade. Na época, sugeriu-se que se acrescentassem 266 hectares ao estipulado no decreto 20.253, de 5 de setembro de 1989, que estimava a área em 1046 hectares.

Os resultados da atualização da poligonal proposta em 2008 serão discutidos com a sociedade de forma participativa, através de audiências públicas, seguindo um modelo sustentável de gestão pública. A expectativa é de que a nova poligonal do Cocó seja concluída em, no máximo, 90 dias.

O Rio Cocó nasce na Serra da Aratanha e nos seus 50 km de percurso passa por três municípios, Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza, e deságua no Oceano Atlântico, nos limites das praias do Caça e Pesca e Sabiaguaba. A área do parque está inserida apenas no Município de Fortaleza e inclui as áreas de maior fragilidade do ponto de vista ambiental.