Conpam auxilia na divulgação do CAR

13 de novembro de 2013 - 14:05

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam – Bruno Menezes disponibilizou a Coordenadoria de Educação Ambiental do órgão para ajudar a Superintendência Estadual do Meio Ambiente- Semace a levar informação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos proprietários de imóveis rurais no Ceará. A sugestão foi acatada na manhã desta quarta-feira (13), pelo presentes no auditório Régia Nântua, durante a solenidade de apresentação do sistema CAR.

O evento constou de fala do superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, do presidente do Conpam e da procuradora Vanja Fontenele seguindo então a palestra de Paulo Guilherme Cabral, secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, sobre o sistema CAR. Ele disse que gostou da ideia do presidente Bruno Menezes e vai levá-la a outras cidades.Inclusive amanhã estará em São Luiz fazendo idêntica apresentação.

Houve uma demonstração de como baixar o sistema on line, que é todo sequencial, com imagens, e como fazer o passo a passo para preencher o CAR. O proprietário do imóvel rural sítio Cruzeiro, Elizeu Aliardo de Souza, 72 anos, foi o primeiro cearense a receber o documento. Sua fazenda em Beberibe tem 220 hectares e 8 hectares em Área de Preservação Permanente. Ele se disse feliz por estar com o imóvel totalmente legalizado.

alt

O CAR é um registro eletrônico do MMA obrigatório a todos os imóveis rurais. Seu objetivo é colher informações ambientais georreferenciadas referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados das propriedades e posses rurais no Brasil.

 Com base nos dados recebidos, a ideia é fomentar e criar estratégias para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do país, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

 De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o CAR é uma ferramenta importante para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas, além de incentivar a criação de corredores ecológicos e a preservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental. O Cadastro Ambiental Rural foi criado pela Lei nº 12.651, de 2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima).

alt

alt