Copa 2014: gestão de gases de efeito estufa é tema de workshop

11 de novembro de 2013 - 13:35

O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) é o tema de capacitação em Fortaleza que começou nesta segunda (11) e vai até terça (12). O evento é ministrado pelo consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Paulo Zanardi Junior. Durante a Copa das Confederações, Fortaleza foi a terceira cidade-sede que menos emitiu carbono. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) está na organização da oficina, que reune cerca de 30 pessoas na Companhia Docas.

Segundo responsável pelo inventário em Fortaleza, o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), João Carlos Alcantara, o município pode ser a cidade-sede a emitir menos GEE na Copa 2014: “Na Copa das Confederações, Fortaleza foi a terceira a emitir menos gases. Se conseguir aprimorar os programas que já em sendo adotados, há grandes possibilidades do resultado ser ainda mais satisfatório”, explicou.

Ainda segundo o consultor do PNUD, a prática de medição de gases antes e após um grande efeito esportivo começou em 2006, na Copa da Alemanha. “Depois da adoção, os países passaram a se preocupar em medir a emissão e adotar medidas mitigadores e compensatórias para diminuir o efeitos”, complementou.

A coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conpam, Maria Dias, ressaltou o legado que iniciativas como essa podem ter para o Estado. “O Ceará, por exemplo, ao reformar o Castelão reutilizando os resíduos sólidos deu mostras de como é possível pensar as obras de forma sustentável. Dentro de pouco tempo isso pode ser prolongado em políticas públicas”, ressaltou.

Dentre os temas da oficina estão Política do Clima, Estudo de Casos Esportivos de Grande Porte e Proposta do Plano de Mitigação e Compensação de Gases do Efeito Estufa. Já ocorreram workshops em Natal, 24 e 25/10, Cuiabá e Curitiba em 31/10 e 01/11, Recife e Salvador em 04 e 05/11. Além deles, recebem a capacitação São Paulo em 11 e 12/11, Belo Horizonte e Porto Alegre em 18 e 19/11, e Manaus e Rio de Janeiro em 21 e 22/11.

alt

alt