Conpam realiza operação de monitoramento em Jericoacoara

11 de novembro de 2013 - 20:40

No último fim de semana, Jericoacora recebeu uma operação de monitoramento e fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca e no Parque Nacional. A operação foi coordenada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) com apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo o presidente do Conpam, Bruno Menezes, a ação integrada auxilia na obtenção de melhores resultados. “Trabalhando juntos a APA da Lagoa de Jijoca, de responsabilidade estadual, e o Parque Nacional de Jericoacoara, vinculado à esfera federal, podemos identificar e combater mais facilmente os problemas nas unidades”, explicou.

A operação verificou principalmente o ordenamento inadequado no trânsito de veículos no Parque Nacional. Na noite de sábado, a Semace complementou o monitoramento com fiscalização da poluição sonora na região.

A APA da Lagoa de Jijoca é uma unidade de conservação de uso sustentável, criada em 2000. Abrange uma área de 3.995,61 hectares e localiza-se entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, aproximadamente a 290 Km de Fortaleza.