Curso de educação ambiental no Trairi se encerra nesta sexta (08)

8 de novembro de 2013 - 09:39

Nesta sexta (08), o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) encerra o curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental, no município de Trairi. A ação foi realizada pelas Coordenadorias de Educação Ambiental e Biodiversidade, começando no último dia 05 e reunindo 25 participantes. Entre eles alunos do Ensino Fundamental e médio, professores, donas de casa e representantes do poder público local.

O objetivo do curso foi mobilizar a sociedade sobre a necessidade de proteção das unidades de conservação, fazendo com que se apodere destes espaços e contribua ações protetivas e conservacionistas, como o Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, coordenado pela orientadora de Célula da APA do Estuário do rio Mundaú, Ana Michelle Silva.

Foram abordados a Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Saneamento Ambiental (água, lixo, desmatamento e queimadas) e Noções de Legislação (Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente, Licenciamento, SNUC- Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Código Florestal e a lei de Crimes Ambientais).

No final, os cursistas elaboraram dois planos de ação, tratando dos problemas ambientais locais, que serão postos em prática em parceria com o município para avaliação e monitoramento da execução. O curso foi ministrado pelo Gestor Ambiental Milton Alves e finalizado com uma palestra sobre a Unidade de Conservação do Estuário do Rio Mundaú, proferida pela orientadora de Célula da unidade, Ana Michelle Silva.

alt