Jijoca terá fiscalização de veículos intensificada

4 de novembro de 2013 - 13:25

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca terá reforço na fiscalização de veículos e ações junto ao Parque Nacional de Jericoacoara. As decisões foram tomadas durante visita do vice-presidente do Conselhos de Políticas e Gestão do Meio Ambienta (Conpam), Afonso Neto, nos dias 30 e 31. Na ocasião, ele também apresentou o novo orientador da APA, Inácio Prata.

Como medida imediata para inibir a circulação de veículos, a fiscalização na área será reforçada. Além disso, na segunda quinzena de novembro, ocorrerá uma reunião com representantes de cooperativas de turismo e transporte alternativo para reforçar a importância de preservação da área de proteção.

O vice-presidente do Conpam também se reuniu com o coordenador local do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Wagner Cardoso. Após o encontro, foram definidas ações integradas entre a APA de Jijoca de Jericoacoara e Parque Nacional de Jericoacoara, administrado pelo ICMBio. A ideia de atividades conjuntas surgiu porque as unidades de conservação são vizinhas e apresentam algumas demandas em comum.