Conselhos gestores das UC’s do Litoral Oeste se reúnem em Paracuru

4 de novembro de 2013 - 13:15

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) realizou, no último dia 24, em Paracuru, o I Encontro dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação Estaduais do Litoral Oeste do Estado do Ceará. Com participação de 70 pessoas, o evento capacitou os conselheiros, debateu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e abordou a compensação ambiental em unidades de conservação (UC’s). Em 2014, o encontro acontecerá em Trairi.

A apresentação do SNUC foi feita pelo advogado especialista em Direito Ambiental, Tiago José Soares Felipe. Já o orientador a Célula de Compensação Ambiental da Coordenadoria da Biodiversidade, João Manuel da Silva Venâncio Batista Filho, conduiu o debate sobre a utilização da Compensação Ambiental nas UC’s.

No encerramento, o Secretário de Turismo e Meio Ambiente de Trairi, Marcelo Antônio Barbosa, propôs que, em 2014, o II Encontro dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação Estaduais do Litoral Oeste do Estado do Ceará fosse realizado no município, tendo aprovação unânime dos presentes.

Saiba mais

O Ceará possui cinco unidades de conservação estadual no litoral oeste: a Área de Proteção Ambiental das Dunas do Paracuru, a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental das Dunas da Lagoinha, a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú e a Área de Proteção Ambiental da Lagoa de Jijoca. As UC’s estão localizadas em Paracuru, Paraipaba, Trairi, Jijoca de Jericoacoara e Cruz.

alt