Projetos para Apa das Dunas de Paracuru são discutidos

1 de novembro de 2013 - 11:15

Manejo Agroflorestal e Educação Ambiental nas Áreas de Proteção das Dunas de Paracuru serão os principais projetos a serem desenvolvidos durante o próximo ano, pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam, naquela UC. De acordo com a orientadora de Célula-APA das Dunas de Paracuru, Sinhá Evangelista, a proposta de trabalho foi apresentada durante a IV Reunião do Conselho Gestor além de discutido o Decreto de Criação do Conselho.

Já, no próximo encontro, o tema Licenciamento ambiental nas Unidades de Conservação será discutido pelo Conselho Gestor da APA das Dunas de Paracuru, que fará sua próxima reunião no dia 27 de novembro. O tema foi sugerido pelos participantes da IV Reunião, na última quarta-feira, 23, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Paracuru.

Além do trabalho de educação ambiental para preservar e proteger os recursos naturais nas Áreas de Proteção serão realizados Diagnósticos Rurais Participativos- DRP’s cujo intuíto, esclarecido pela Sinhá, é identificar a situação real de cada comunidade situada nas APAs e entorno, considerando os aspectos do trabalho familiar, atividades produtivas, renda e patrimônio; os aspectos ambientais, formas de uso e ocupação das terras e os aspectos sociais; de geração de jovens, adultos, idosos, raça-etnia e questões de gênero; e na linha da educação ambiental,foi proposto um projeto para realizar um diagnóstico socioambiental e econômico visando a implantação da coleta seletiva nas unidades de conservação estaduais. No final o diagnóstico apresentará proposta de programa composto por três projetos: Elaboração de um projeto de Coleta e Triagem de Materiais Recicláveis; um projeto de Inclusão dos Catadores e um Projeto de Mobilização Social e Educação Ambiental. Cumpre salientar que o trabalho será desenvolvido em consonância com os planos de resíduos sólidos dos municípios envolvidos.

Participaram da reunião o Ibama, Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente e Câmara Municipal de Vereadores, as ONGs Eco-Ação e Força -Flor, e representando a sociedade civil organizada estavam presentes a Associação de Moradores do Alagadiço, Associação de Pescadores e Pescadoras do Riacho Doce, Colônia de Pescadores, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Paracuru, dentre outras instituições.