Mata Branca distribui cartilhas educativas em escolas

30 de outubro de 2013 - 11:00

O segundo Álbum de Figurinhas com foco no bioma Caatinga foi lançado nesta quarta (30), em Tauá. A publicação será distribuída em 50 escolas públicas onde há intervenção direta do projeto Mata Branca: Tauá, Quiterianópolis, Parambu, Aiuaba e Catarina.

A publicação pretende difundir e estimular entre os adolescentes do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental a importância de preservar as riquezas naturais presentes na Caatinga. Ao todo, serão distribuídos cerca de quatro mil exemplares. Além de ilustrações, o álbum apresenta os resultados dos 72 subprojetos desenvolvidos pelo Projeto Mata Branca/Bird/GEF, na Região dos Inhamuns e Sertão de Crateús.

O que é Mata Branca

O Projeto Mata Branca de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga acontece na Bahia e Ceará, tem como objetivo contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do bioma caatinga nos dois Estados. Sendo executado pelos governos estaduais com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF e a contrapartida dos dois estados, ficando sua implementação de responsabilidade do Banco Mundial e a gestão financeira da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM).

A estratégia de abordagem do Projeto segue os seguintes componentes: 1) Apoio Institucional e Político para Gestão Integrada de Ecossistemas – IEM; 2) Subprojetos Demonstrativos: Promoção de Práticas de Gestão Integrada do Ecossistema; e 3) Monitoramento & Avaliação (M&A), Disseminação e Gestão do Projeto.

Na Bahia o Projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional –SEDIR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, e possui a Secretaria de Meio Ambiente – SEMA na condição de cooperação técnica. O Mata Branca tem como a área de atuação os municípios de Curaçá, Jeremoabo, Itatim e Contendas do Sincorá.

Foto: Prefeitura de Tauá