Conpam participa da II Conferência Estadual Infanto-Juvenil do Meio Ambiente

30 de outubro de 2013 - 09:50

Com o tema “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, a II Conferência Estadual Infanto-Juvenil do Meio Ambiente foi aberta nesta quarta (30) e prossegue até a amanhã (31), no Hotel Praia Centro. O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) participa do evento com a Coordenadora da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, Maria José Holanda, e Milton Alves, representando o órgão na Comissão Organizadora da Conferência.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), a conferência vai aprofundar o debate sobre a temática Terra, Fogo, Água e Ar e eleger a delegação que representará o Ceará na Conferência Nacional, em Brasília, no próximo mês de novembro. Também haverá a seleção de quatro projetos de ação que serão encaminhados para esse evento.

Participam do evento 204 pessoas, sendo 126 delegados/alunos da rede pública de ensino, de 11 a 14 anos de idade, que representam todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME) Fortaleza, além de acompanhantes das Crede, Secretarias Municipais de Educação, Seduc, membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) e dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente do Ceará, e um representante do Ministério do Meio Ambiente.

A etapa estadual foi precedida pela fase escolar. Conforme dados do Ministério da Educação, o Ceará, neste ano, realizou 2.226 conferências nas escolas municipais e estaduais, o que representa 13,10% do total de escolas participantes da 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, sendo o estado que mais realizou conferências, no âmbito escolar. O segundo e terceiro estados foram, respectivamente, a Bahia com 1.777 e São Paulo com 1.677 escolas participantes.

A Etapa Estadual está sob a coordenação e responsabilidade da Seduc e da COE. É integrada também pelas seguintes instituições/entidades: Secretaria Municipal de Fortaleza (SME) e suas seis Regionais, Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Crede 9, com sede em Horizonte, (representando as demais Crede’s), Ibama, Senac, Undime, Conpam, Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Fortaleza e de Horizonte, CIEA e Instituto Terrazul.

*Com informações da Secretaria de Educação (Seduc)