Conpam presente no Seminário sobre Secas

25 de outubro de 2013 - 15:41

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam- Bruno Menezes participará, segunda-feira, 28, às 9 horas, no auditório da Fiec, da solenidade de abertura do Seminário sobre Secas, Impactos e Respostas, cujo tema propõe uma análise da situação enfrentada pelo Nordeste, desde o ano passado, com a quadra chuvosa de menor intensidade das últimas cinco décadas. O evento ocorrerá de 28 a 30 de ste mês.

Com as mudanças climáticas, as secas podem tornar-se ainda mais frequentes e severas. Pelo menos é o que dizem os especialistas e a grande questão, na opinião de Bruno Menezes é tirar desses debates sugestões e experiências que possam melhorar a convivência do homem e sua família com a terra árida.

Assim, outro objetivo é avançar em aspectos importantes para a consolidação de uma política nacional sobre secas, sob a liderança do Ministério da Integração Nacional, com o apoio do Banco Mundial e outras instituições nacionais e internacionais. Assim, estarão reunidos no Seminário tomadores de decisão em áreas diversas como agricultura, pecuária, meio ambiente, recursos hídricos, meteorologia, defesa civil, pesca, energia, ciência e tecnologia.

Os impactos econômicos, sociais e ambientais da seca serão apresentados pelos estados do Ceará, Pernambuco, Piauí, Bahia, Paraiba, Rio Grnde do Norte, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais e Maranhão. O cenário de março deste ano, em viagem pelo sertão, será mostrado por Antônio Rocha Magalhães e Eduardo Martins, da Funceme. Já as perspectivas e os sistemas de informações são pontos da abordagem do Banco Mundial.

Serviço:

Seminário sobre Secas, Impactos e Respostas

Data: 28 a 30 de Outubro de 2013

Local: Auditório Waldyr Diogo, FIEC (Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota – Fortaleza/CE)

Organização: Governo do Estado do Ceará, CGEE

Apoio: Ministério da Integração Nacional, Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Banco do Nordeste do Brasil, Banco Mundial