Conpam faz ações de educação ambiental em Guaramiranga e Pacoti

24 de outubro de 2013 - 10:18

A problemática do lixo nos municípios de Guaramiranga e Pacoti, Comunidades do sítio do Cocão e Comunidade de Granja, respectivamente, receberam ontem, quarta-feira, 23, ação de educação ambiental do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam. Técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social, retornaram à sede da Apa da Serra do Baturité, no município de Pacoti, com a segunda etapa do Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental. O primeiro foi ministrado em abril de 2013 pelos técnicos Kátia Gomes e Milton Alves, capacitando os novos servidores da referida APA. Essa nova etapa tem a função de avaliar e monitorar os planos de ações propostos pelos cursistas.
A assessora da Orientação de Célula da Apa, Patrícia Jacaúna, na abertura do encontro, mostrou as ações realizadas nos dois locais, inserindo todos os cursistas, comunidades e secretarias municipais, salientando ser comum a todos a problemática do lixo. A técnica Janiele Coutinho mostrou com fotos e as visitas domiciliares e até um questionário respondido. Esses dados foram tabulados, analisados e interrelacionados com o objetivo de dar respostas para ações para mitigar a problemática do lixo nas duas comunidades.

A culminância se deu ao que se chamou de dia “D”, reunindo os cursistas, comunidades, poderes públicos municipais e escolas para um mutirão de limpeza nas áreas das comunidades. Apesar do pouco envolvimento da comunidade, o evento se efetivou, pois além de faixa educativa, acompanhou o grupo uma fanfarra municipal e um palhaço.
O gestor ambiental do Conpam Milton Alves salientou sobre a importância da continuidade do trabalho, uma vez que a Educação Ambiental é permanente e assim, ações semelhantes constarão dos projetos para o ano de 2014, na Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité, se estendendo por todos os municípios que a compõe.