Parque do Cocó terá Central de Monitoramento Eletrônico

23 de outubro de 2013 - 13:08

Para intensificar a prevenção de danos às Unidades de Conservação (UC’s) do Ceará, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) instalará Sistema de Monitoramento Eletrônico, começando com projeto-piloto no Parque do Cocó, em Fortaleza. No momento, esse projeto encontra-se na fase de elaboração do termo de referência.

A função da Central de Monitoramento será de ajudar na prevenção de danos ambientais para a unidade. Segundo o presidente do Conpam, Bruno Menezes, os aparelhos óticos também darão apoio ao trabalho do Comando de Policiamento Ambiental (CPMA) na medida em que identificará toda a movimentação , principalmente nos pontos de entrada e saída do Parque: “Os equipamentos serão nossos aliados para prevenir, por exemplo, eventuais queimadas e despejos irregulares de lixo.” 

Após o teste do sistema no Parque do Cocó, a Vigilância Eletrônica será implantada nas demais 22 Unidades de Conservação do Ceará, que serão monitoradas através de uma central única, em local ainda a ser definido.

Foto: Beth Rebouças