Conpam realiza o primeiro Fórum da APA da Serra da Aratanha

23 de outubro de 2013 - 15:50

A fim de mobilizar tanto a sociedade civil quanto representantes de diversos órgãos e entidades, como prefeituras, escolas, associações e igrejas,  o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam- realizou o Primeiro Fórum da Apa da Serra de Aratanha. O evento ocorreu de 17 e 21 de outubro, no Teatro Betiza, em Pacatuba.

A orientadora de Célula, Leyla Barros, tem pautado sua gestão na Apa, em busca de parceria a qual define ser “Num olhar de cada um para uma gestão ambiental coletiva” . Assim, vêm sendo desenvolvidas várias atividades, desde reuniões com as prefeituras de Pacatuba, Guaiúba e Maranguape – municípios onde a APA encontra-se inserida, a palestras e conferências.

O fórum foi prestigiado pela prefeitura de Pacatuba, e as respectivas secretarias municipais de Sede Educação, Infraestrutura e Meio Ambiente, Cultura e Turismo e da Defesa Civil. Além das escolas do município que já são parceiras na gestão da APA, como a Escola Major Assis, com projetos firmados a serem desenvolvidos junto ao Conpam.

Representando a sociedade civil, assim como o grupo empresarial da região, Leyla destaca a presença do empresario André Aguiar, da D & A Embalagem, em Pacatuba.

“Fóruns e Conferências, são de grande importância nas atividades de gestão das UC. No sentido que se tem uma maior aproximação com a população em geral, melhor conhecimento de causa das ocorrências e demandas local. Promovendo-se assim, um leque de discussões, de fato, embasadas. Além da possibilidade de acolhimento das propostas e sugestões dos participantes, para implementação das ações de gestão coletiva dessas Unidades”. Acrescenta Leyla Barros, Orientadora de Célula – APA da Serra da Aratanha.