Conpam realizará I Encontro das UCs do Litoral Oeste

22 de outubro de 2013 - 09:27

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Conpam, realizará na quinta-feira, 24/10, o I Encontro dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação Estaduais do Litoral Oeste do Estado do Ceará. São cinco Unidades de Conservação Estaduais no litoral oeste: a Área de Proteção Ambiental das Dunas do Paracuru, a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental das Dunas da Lagoinha, a Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Mundaú e a Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jijoca que estão distribuídas nos municípios de Paracuru, Paraipaba, Trairi, Jijoca de Jericoacoara e Cruz.

O evento acontecerá na Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Prof. Abigail Sampaio, Avenida João Lopes Meires, s/n, no município de Paracuru, a partir das 8 horas, sob a orientação geral do presidente do Conpam, Bruno Menezes. Participarão os conselheiros, representantes de Órgãos Governamentais e Não Governamentais, visando promover a transmissão de conhecimento sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação- SNUC e a Utilização da Compensação Ambiental.

As Unidades de Conservação “APA das Dunas da Lagoinha e APA da Lagoa Jijoca” ainda não possuem conselho formado e estão sendo convidados os representantes das Secretarias de Meio Ambiente dos respectivos municípios, para se apropriarem do funcionamento e da importância de reativar os Conselhos Gestores.

PROGRAMAÇÃO – MANHÃ

07:30h às 08h – Credenciamento, Entrega de Crachás e CoffefBreak;

08h às 08:30h – Solenidade de Abertura do I Encontro dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação Estaduais do Litoral Oeste do Estado do Ceará

09h às 10:50h – Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC

Palestrante: Tiago José Soares Felipe
Advogado, Especialista em Direito Ambiental pela Unifor
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC
Professor de Gestão Ambiental na Unifor
Professor de Legislação Ambiental na Especialização em Engenharia Ambiental e Sanitária da FIC
Coordenador da Área Ambiental de R. Amaral Advogados

10:50h às 11:50h – Abertura para perguntas e discussões.

12h – Almoço

PROGRAMAÇÃO – TARDE

13:30h às 15:20h – Compensação Ambiental em Unidades de Conservação

Palestrante:
João Manuel da Silva Venâncio Batista Filho

Advogado, Orientador da Célula de Compensação Ambiental na Coordenadoria da Biodiversidade, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente

15:20h às 16:20h –
Abertura para perguntas e discussões

16:30h –
Encerramento