Coema aprova pareceres por unanimidade

10 de outubro de 2013 - 17:10

Foram aprovados, com dezenove votos favoráveis, todos os pareceres apresentados nesta tarde, na 223 reunião ordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente-Coema. Alguns conselheiros externaram congratulações para os três pareceres referentes aos Aterros Sanitários Consorciados de Milagres, de São Benedito e de Icó, que foi apresentado pelo engenheiro Francisco Paiva. A reunião foi conduzida pelo presidente do Coema e do Conpam, Bruno Menezes, com coordenação do superintendente da Semace, Ricardo Araújo, dando continuidade a ação do Governo do Ceará em atender a Lei dos Resíduos Sólidos que indica o fim dos lixões até 2014.

O Aterro Sanitário Consorciado de Milagres inclui os municípios de Abaiara, Aurora, Barro, Brejo Santo, Jati, Mauriti, Milagres, Penaforte e Porteiras. O de Icó é formado pelos municípios de Baixio, Cedro, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Orós, Umari e Várzea Alegre. Já o de São Benedito ficará em Várzea dos Espinhos, na cidade de Guaracuiaba do Norte englobando também Carnaubal, Croatá,Ibiapina, Ubajara.

O conselheiro Franzé, da Associação de Engenheiros Agrônomos, apresentou uma moção para que ocorram, no Coema, palestras sobre temas relevantes do meio ambiente e da cidade.

Eólicas

Outros dois pareceres foram aprovados e geraram discussões pertinentes as áreas arrendadas e como as comunidades podem ser beneficiadas com um tipo de royalte desses empreendimentos. Questões levantadas pelos conselheiros da Federação da Agricultura- Faec, Henrique Torres de Melo e o Ibama, José Wilson. Assim, foi autorizada a implantação de um Complexo de Energia Eólica de interesse da Nova Ventos De Tianguá Energias Renováveis S.A., Nova Ventos De Tianguá Norte Energias Renováveis S.A., Nova Ventos Formoso Energias Renováveis S.A., Nova Ventos Do Morro Do Chapéu Energias Renováveis S.A. e Nova Ventos Do Parazinho Energias Renováveis S.A., no município de Tianguá. O outro empreendimento foi o de interesse da Tatajuba Geração de Energia Ltda.