Conpam e Urca oficializam plano de manejo florestal do Parque Estadual Sítio Fundão

8 de outubro de 2013 - 10:27

Um dos maiores projetos voltados para a conservação da Unidade de Preservação Estadual Parque do Fundão, no Crato, foi oficializado pelo Reitor em Exercício da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patrício Melo, e o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Bruno Sarmento Menezes, na última quinta-feira (03). O projeto vai inserir práticas voltadas para o plano de manejo florestal na área.

O ato de assinatura contou ainda com a presença da gestora do Parque, Rosemary Feitosa Macedo. Ela destacou a importância do projeto, que visa nortear a gestão da unidade estadual. Antes disso, foi realizada reunião, que visa à formação do Mosaico, com estratégias conjuntas de atuação das unidades de conservação, dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, por meio de uma gestão integrada.

Com isso, conforme o presidente do Conpam, será facilitada a fiscalização, realização de projetos, e conseqüente obtenção de recursos para as várias ações que compõem cerca de 16 unidades de conservação federais, estaduais e municipais, nos Estados.

Por meio do projeto de manejo, o Parque passará a ter atuação de pesquisadores da URCA, com implementação de projetos técnicos em várias áreas de estudo. A unidade de preservação conta também com parceria do projeto Geopark Araripe. O Reitor em Exercício, Professor Patrício Melo, disse que esse é um dos projetos mais importantes a ser desenvolvido no Parque desde o seu reconhecimento como Unidade, o que possibilita o desenvolvimento de ações voltadas para a conservação da área de mais de 100 hectares.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca