Resultados do Projeto Mata Branca serão apresentados à imprensa

30 de setembro de 2013 - 10:47

Coletiva:

A avaliação dos resultados do Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos Estados da Bahia e Ceará (Projeto Mata Branca) será apresentada à imprensa amanhã, 1, às 8h30, em Seminário Final, no Centro de Treinamento do Banco do Nordeste (BNB Passaré).

Estarão presentes na coletiva:

Bruno Sarmento de Menezes – Presidente do CONPAM

Wilson Brito – Secretário da SEDIR/Bahia

Vera Lúcia – Superintendente da Fundação Luís Eduardo Magalhães – FLEM

Bernadete Lange – Banco Mundial

Tereza Farias – Coordenadora do Projeto Mata Branca/CE

Cássio Biscarde – Coordenador do Projeto Mata Branca/BA

José Vivaldo – Diretor Executivo da CAR/Bahia

Cláudio Palma Mello – Diretor de Programas e Projetos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia, representando o Sr. Eugênio Spengler, Secretário Estadual do Meio Ambiente do Estado da Bahia.

Sobre:

O Projeto Mata Branca resulta de acordo de doação, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF) e Banco Mundial (Bird), no valor de US$ 23 milhões, entre eles US$ 13 mi em contrapartida dos estados em serviços e US$ 10 mi em valor financeiro, sendo 50% para cada estado, no período de 2007 a 2013.

O objetivo do Mata Branca é contribuir com a preservação, conservação, uso e gestão sustentável da biodiversidade do Bioma Caatinga, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus habitantes através da introdução de práticas de desenvolvimento sustentável.

Apoio a Instituições e Políticas Públicas para Gestão Integrada (I), Promoção de Práticas da Gestão Integrada dos Ecossistemas (II) e Monitoramento e Avaliação (III) das atividades desenvolvidas são os três componentes do projeto.

Entre os resultados que serão apresentados:

No componente II foram apoiados, técnico e financeiramente, 72 projetos em Tauá, Crateús, Independência, Novo Oriente, Parambu, Catarina e Aiuaba, atendendo 226 comunidades e 2.113 famílias, por meio de adoção de práticas de consumo sustentável, agroecologia, sistemas agroflorestais, apicultura, manejo de solo e água, reciclagem, recuo de água, agregando melhoria de renda e contribuindo com os indicadores da biodiversidade, redução de desmatamento e queimadas, minimizando os processos de desertificação

No estado do Ceará, 1.760 pessoas foram capacitadas em 68 municípios inseridos no Sertão Central e dos Inhamuns. Quanto as áreas protegidas, 2 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RRPN) foram criadas, e três áreas estão sendo finalizadas entre Conpam, Associação Caatinga, com apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

No Seminário:

Ocorrerá debate com os setores envolvidos no projeto, que permitirá identificar as parcerias para continuidade das ações, destacando os desafios e lições aprendidas. “O projeto chegou como mecanismo de integração de outros projetos nos dois estados com uma perspectiva regional, que enfoca a conservação e o controle sustentável do bioma caatinga”, afirma a assessora de projetos especiais do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Tereza Farias.

Está prevista a participação de 350 pessoas, entre elas beneficiários e demais entidades parceiras: Funceme, Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga, Pacto Ambiental dos Inhamunss, prefeituras municipais e representantes do terceiro setor, academia e poder legislativo.

Serviço:

Evento: Seminário Final do Projeto Mata Branca

Dia: Terça-feira, 01.10.2013

Local: Centro de Treinamentos – BNB Passaré

Endereço: Av. Pedro Ramalho, 5.700, Passaré- Fortaleza, Ceará

Contatos: Ester Oliveira – assessoria de comunicação do Conpam- 3101.1235- 9983.5484