Conselho Consultivo será proposto em Seminário de UC’s do Araripe

30 de setembro de 2013 - 16:32

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) promoverá o I Seminário das Unidades de Conservação do Araripe, do Mosaico Chapada do Araripe, nos dias 2 e 3 de outubro, no Cariri.

O evento, organizado pela Apa Chapada do Araripe, pelo Parque Estadual do Sítio Fundão e pelo Projeto Soldadinho do Araripe, apontará as ações prioritárias a serem desenvolvidas em conjunto pelas Unidades de Conservação (UC) e propor um Conselho Consultivo para garantir a participação e controle social na gestão das Unidades de Conservação da região. O seminário contará com participação do Conpam, representantes das UC’s e de instituições públicas e privadas dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí.

A Região do Araripe, com dezesseis Unidades de Conservação nos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, apresenta as características previstas para constituição de um Mosaico de Áreas Protegidas, onde a gestão deve ser integrada e participativa, de forma a compatibilizar a biodiversidade, a valorização da sociodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional.