Conpam promoveu seminário em Baturité

30 de setembro de 2013 - 15:58

Nesta última quinta – feira, 26 de setembro, o Mosteiro dos Jesuítas, situado no município de Baturité, foi palco do I Seminário do Meio Ambiente e Sustentabilidade na Bacia do Rio Pacoti, realizado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), em parceria com a empresa D&A, Indústria e Comercio de Embalagens, instalada no município da Pacatuba, que é pioneira na região norte/nordeste na fabricação de plástico oxi-biodegradável, de propriedade de André Aguiar.

O Vice-presidente do Conpam, Afonso Cordeiro Torquato Neto, fez a abertura do evento, destacando a missão do órgão, sua importância e a participação dos diversos segmentos da sociedade civil, trazendo uma visão diferenciada demostrando as diversas peculiaridades inerentes aos municípios.

Após, os orientadores de células da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) e gestores das Unidades de Conservação, Isabella Mattos (Apa do Rio Pacoti), Adriano Sales (Apa da Serra de Baturité), Leila Barros (Apa da Serra da Aratanha), Inácio Prata (Corredor Ecológico do Rio Pacoti) e Ilana (CODES) ministraram palestras sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Na ocasião, os organizadores do evento, Inácio Prata e Nancy Mireya, mediaram o grupo de trabalho para construção de agenda de compromisso com os municípios que englobam todo Corredor Ecológico do Rio Pacoti. No momento foram debatidos diversas problemáticas e ideias, objetivando ações futuras.

No encerramento foram prestados os devidos agradecimentos aos participantes e aos técnicos da Cobio, Rodrigo Cabral e Diego Parente, que deram apoio logístico ao evento. Participaram oficialmente do seminário 52 pessoas, que representaram os municípios de Aquiraz, Pacatuba, Maranguape, Guaiuba, Redenção, Acarape, Aracoiaba, Baturité, Pacoti, Mulungu, Itaitinga e Chorozinho, além da Defesa Civil e Uece.