Coema aprova parecer técnico sobre ponte da Sabiaguaba

27 de setembro de 2013 - 11:22

Em reunião extraordinária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), na tarde de ontem, 26, foi aprovado, com 17 votos a favor e 4 abstenções, parecer técnico referente a análise do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo relatório (Eia/Rima) para fins de licenciamento ambiental da implantação de rodovia em pista duplicada, rodovia estadual CE-251, na Sabiaguaba, entrocamento com a CE-040/Anel viário, com extensão de 13,138km. A sessão foi presidida pelo titular do Coema e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Bruno Menezes.

O documento foi elaborado pela empresa CRZ Projetos Ltda, contratada pelo Departamento Estadual de Rodovias do Estado do Ceará (Der), responsável pelo empreendimento. De acordo com estudo, o projeto se faz necessário tendo em vista que esse segmento rodoviário desempenha funções significantes para a estrutura sócio produtiva regional, com destaque para o transporte de produtos entre os principais polos do estado, a integração econômica regional, acessibilidade às áreas turísticas local e regional.

O projeto visa melhoria no fluxo e velocidade do tráfego com menor gasto de combustível e emissões de poluentes atmosféricos, redução no número de acidentes, ganhos no tempo de viagem e segurança viária aos usuários e residentes do entorno.Ainda na reunião, foram aprovados Plano Estadual do Programa Água Doce, de interesse da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e parecer técnico do Estudo de Impacto Ambiental e respectivo relatório (Eia/Rima) para licenciamento ambiental da implantação de condomínio residencial na Lagoa de Detr-Barreiro, Flecheiras, município de Trairi.