Conpam participa de Conferência Regional Infanto Juvenil

23 de setembro de 2013 - 11:22

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), participou da IV Conferência Regional Infanto Juvenil da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede – 9). O evento aconteceu nesta última sexta-feira, dia 20, no Sítio Aquarius, no município de Pacajus, contando com a participação de 70 pessoas, entre elas professores e alunos dos três últimos anos do Ensino Fundamental das escolas que compõe a Crede: Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Cascavel, Beberibe e Pindoretama.

A organização do evento se deu pela coordenadora da Crede 9, Roseneide Furtado, contando com apoio de servidores municipais da Educação de todos os municípios envolvidos. Na abertura foi realizada a leitura do regimento e apresentação da mesa, composta pelo coordenador geral da Crede 9, gestor ambiental do Conpam, representando do Estado do Ceará, e também, por um representante de cada município participante.

Na ocasião, foi promovida uma palestra sobre o tema – Sustentabilidade, ministrada pelo técnico do Conpam, Milton Alves, que explanou sobre a evolução dos impactos antrópicos no meio ambiente, como os fatores sociais, ambientais e econômicos. Finalizando, apontou a responsabilidade de cada um no processo de busca de alternativas sustentáveis e como a educação ambiental pode ser uma ferramenta de mitigação da problemática ambiental, pois tudo perpassa por esse setor, pela mudança de comportamento, revisão de valores e atitudes dos atores sociais.

Ao final do evento, ocorreu apresentação dos projetos selecionados nas conferências municipais e votação para eleição dos delegados que irão participar da IV Conferência Estadual, que acontecerá no mês de outubro em Fortaleza.