Ceará e Tocantins trocam experiências

19 de setembro de 2013 - 16:30

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio) e da Célula de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cetic), participa de Capacitação sobre o Sistema de Gestão de Unidades de Conservação do Estado de Tocantins (Gesto), em Palmas. O treinamento começou terça-feira, 17, e segue até amanhã, 20. Por meio do sistema, o público poderá acessar as fotos e informações oficiais das características físicas, biológicas, turísticas, gerenciais e dados georreferenciados das Unidades de Conservação.

A visita da equipe do Conpam objetiva avaliar o programa e a possibilidade de sua utilização nas Unidades de Conservação do Estado do Ceará, uma vez que a ferramenta auxilia no alcance de uma gestão efetiva do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc) e na elaboração e implantação do Cadastro Estadual das UC’s inseridas em território cearense. O treinamento conta com a coordenação do consultor Marcos Reis Rosa, da The Nature Conservancy (TNC). 

O Sistema de Gestão de Unidades de Conservação de Tocantins é uma importante ferramenta para informatizar e modernizar a gestão de áreas protegidas no Estado (UC’s). O Gesto está em uso desde 2011 pelo governo do Estado de Tocantins, e permite o gerenciamento das Unidades de Conservação, desde os procedimentos necessários para a sua criação até o seu gerenciamento administrativo e financeiro. Foi desenvolvido em parceria com a organização ambiental internacional The Nature Conservancy (TNC), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

“Viemos conhecer melhor o Sistema e trocar experiências para, então, adaptar um modelo para o Ceará”, conta a gestora da Apa do Lagamar do Cauípe, Maria Tacianne Lima. Também participam do treinamento a gestora ambiental, Andréa Moreira, o programador, Cláudio Freitas, técnicos e gestores de áreas protegidas da Semades e representantes do Naturatins.