Conpam pretende formar nova Comissão da A3P

16 de setembro de 2013 - 12:41

Adoção de ações que gerem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos motivou reunião essa manhã, 16, com servidores do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) para a implementação da nova comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa faz parte da Agenda 21 e objetiva promover a gestão socioambiental sustentável nas atividades administrativas e operacionais do Governo, buscando atender três viés: ambiental, social e econômico.

A comissão será formada por representantes de cada coordenadoria do órgão. “Cada membro será responsável pelo seu setor”, explicou a orientadora da célula de Articulação Social da Coeas (Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social), Massília Gomes. 5 eixos temáticos serão trabalhos, são eles uso racional dos recursos naturais e bens públicos, sensibilização e capacitação dos servidores, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho e licitações sustentáveis.

A técnica da Coeas, Angela Bessa, ministrou a palestra de sensibilização. “Fazer levantamento de quanto é gasto de energia, papel e avaliar os equipamentos do órgão. Fazer relatório para saber o que podemos reduzir será função da comissão”, afirmou. Os desafios expostos na reunião serão levados para apreciação da presidência do Conpam pela coordenadora da Coeas, Nancy Mireya. Estiveram presentes representantes dos seguintes setores: Coeas, Cobio, Codes, Aspe, Asjur, Ascom, Ouvidoria, Cegad, Cegef, Cetic e Serviços Gerais.