Conpam participa da Conferência Municipal Infanto Juvenil de Horizonte

4 de setembro de 2013 - 15:04

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) participa hoje, 04/09 , da Conferência Municipal Infanto Juvenil de Horizonte – CE, cujo tema em discussão é“Cuidando de Horizonte com escolas sustentáveis”. O evento ocorre no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contando com a presença de 113 pessoas.

O prefeito municipal, Manoel Gomes de Farias Neto, Nezinho, fez a abertura oficial. Em seguida, foi composta a mesa que contou com a presença da Primeira Dama de Horizonte, Rita Gomes de Sousa, Coordenadora da Crede 9, Secretária de Educação do Município, Dione Félix, Gestor Ambiental do Conpam – Milton Alves e pelo representante do Estado do Ceará na III Conferência.

Milton Alves palestrou sobre – Sustentabilidade. Ao abordar a problemática ambiental, buscou apresentar soluções e apontou a responsabilidade dos personagens, do cidadão ao gestor, do processo, evidenciando a importância dos jovens nessa conduta responsável para cuidar do ambiente em que se vive.

Finalizando, a Coordenadora da Crede 9 falou sobre a Conferência e suas metodologias, passando logo em seguida a apresentação dos 18 projetos dos alunos a serem votados para participação na Conferência Regional. A temática é discutida por intermédio de projetos baseados na educomunicação (prática metodológica que propõe novos tipos de aprendizagem utilizando recursos tecnológicos e novas relações na comunicação) e de palestra sobre sustentabilidade.

Os projetos resultaram de atividades praticadas durante o mês de junho, em oficinas para a criação e elaboração de projetos de educomunicação com os subtemas terra, ar, água e fogo. Cinquenta e quatro adolescentes terão o poder de selecionar cinco projetos para representarem Horizonte durante a Conferência Regional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontecerá em outubro.