Temáticas ambientais chegam em Icapuí e Cruz

2 de setembro de 2013 - 15:42

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), promoveu o Curso de Temáticas Técnico-Ambientais nos dias 13 a 15 de agosto, no município de Icapuí e de 26 a 28 de agosto, em Cruz.

Em Icapuí, foram 18 participantes entre gestores municipais, professores, universitários, membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e do Instituto de Meio Ambiente do município. O objetivo do curso foi fortalecer a gestão ambiental local, sendo abordados  temas como: licenciamento ambiental, desmatamento, queimadas, agrotóxicos, resíduos sólidos e unidades de conservação. O curso foi ministrado pelos Gestores Ambientais do Conpam Sérgio Mota e Milton Alves.

A gestão ambiental é um importante instrumento para a sustentabilidade dos municípios. Assim, o Conpam promove uma série de cursos voltados para a conscientização de todos os atores sociais. Nesta semana, ocorrerá  em Icapuí o Curso de Multiplicador Rural.

Em Cruz, foram 30 participantes, entre gestores municipais, professores, universitários, vereadores e membros do Comdema, representando os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara. O curso foi ministrado pelos Gestores Ambientais do Conpam Sérgio Mota e Milton Alves, com participação da gestora da APA da Lagoa de Jijoca, Luzilene Sabóia. A região receberá em breve novas capacitações, através do Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental, voltado para a comunidade em geral: Jijoca de Jericoacoara: 09 a 13/09 e Cruz – 07 a 11/10.

Aproveitando a presença da equipe em Cruz, a Coordenação da APA da Lagoa da Jijoca, realizou de 27 de agosto, palestra para 34 alunos do ensino médio da E.E.M São Francisco da Cruz, no município de Cruz, versando sobre a temática de Gestão Ambiental. O pedido foi solicitado pela Professora Valda, intermediada através da Articuladora da APA da Lagoa de Jijoca, Luzilene Saboia. Foi enfatizado o COM-Vidas, Agenda Ambiental Escolar, que traz como premissa a qualidade de vida em escolas com o viés da  sustentabilidade. Finalizando, foi socializado a importância dos jovens nas soluções dos problemas ambientais, ditando como será o mundo que eles almejam para o futuro.

ICAPUÍ

CRUZ