Conferência Estadual de Meio Ambiente reúne municípios

30 de agosto de 2013 - 13:24

A solenidade de abertura da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente (Cema), promovida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), ocorreu ontem, 29, às 18h, no Centro de Eventos Dorotéias e contou com a apresentação cultural do grupo Vidança. Após formação da mesa, houve a leitura do regimento da Conferência.

A secretária de articulação institucional e cidadania ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles, parabenizou o processo de articulação do Estado do Ceará, o qual mobilizou nas conferências regionais, aproximadamente 2.000 pessoas. Segundo Mariana, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) concluiu estudo em que o Ceará possui aproximadamente 18.000 pessoas que declararam trabalhar como catadores de material reciclável e reutilizável.

Representando a classe esteve presente o membro da Associação de Catadores de Belo Horizonte, Luís Henrique Silva. “Precisamos que cada um faça a sua parte e assuma a responsabilidade no processo da reciclagem”, afirmou Luís.

Ao final da abertura, o presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, destacou a cooperação de todos os setores, entre eles empresariado, sociedade civil e governo. “Não tem como cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos se nós não conseguirmos juntar os esforços, pois o prazo é curto, o desafio é grande e o volume de recursos para implantação tem que ser enorme”, destacou Lustosa.Ainda, agradeceu aos municípios e as servidoras do Conpam que capitanearam o evento, Nancy, Massília e a coordenadora da conferência estadual de meio ambiente, Maria José Holanda.

Estiveram presentes na mesa de abertura representantes do Conpam, Seuma, MMA, Secretaria das Cidades e COE (Comissão Organizadora Estadual).

Hoje, 30, pela manhã foram discutidos temas como “Situação Social das Catadoras e Catadores de Material Reciclável e Reutilizável”, com dados apresentados por Sandro Pereira da Silva, técnico de Planejamento Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. E, “A Importância da Educação Ambiental para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, cujo palestrante foi Nilo Sérgio Diniz, diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

A tarde, haverá exposição e votação das propostas e sugestões pelos grupos de trabalho, eleição dos delegados por segmento e plenária para apresentação das ações prioritárias, dos delegados eleitos e encerramento da Conferência Estadual do Meio Ambiente.

Saiba mais:

Durante cada etapa das 11 conferências regionais, que ocorreram no Ceará, foram escolhidos delegados que estão defendendo as propostas da sua região nesta conferência. Agora, serão eleitos delegados que representarão as sugestões do Ceará na etapa nacional que acontecerá em Brasília. Para esta última fase, o Ceará pode levar até 50 delegados que serão eleitos, durante a Plenária Final da 4ª Cema. Os critérios foram definidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), desse modo, o Setor Empresarial terá 30% das vagas, a Sociedade Civil corresponde a 40%, os Quilombolas ficam com 5% e os Indígenas com igual percentual (5%) e serão reservadas para o setor governamental outros 20%.