Conpam participa de Simpósio sobre Resíduos Sólidos

29 de agosto de 2013 - 14:08

Promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, o I Simpósio de Resíduos Sólidos e Políticas Públicas contou com a participação, na mesa de abertura, do presidente, Paulo Henrique Lustosa, e da coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Maria Dias. O simpósio, que começou hoje, 29, segue até amanhã, 30, no Complexo das Comissões na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Na ocasião, o presidente do Conpam pontuou os enormes desafios para a implantação da Política Nacional de Meio Ambiente, instituída pela Lei 12.305/10. “Estima-se que para efetivar a política seja preciso aproximadamente 1 bilhão de reais, busca-se, então, um modelo econômico que seja viável”. Ainda, parabenizou a oportunidade de discussão das políticas de resíduos sólidos presidida pelo vice-presidente da comissão de meio ambiente, Deputado Antônio Granja e pela Deputada Eliane Novaes, autora do requerimento.

A secretária de articulação institucional e cidadania ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles, ratificou a meta de desativar os lixões e ressaltou a importância dos catadores nesse processo. “Tirar os catadores, sobrecarrega os municípios, precisamos enxergar a importância do seu papel”, destacou Mariana.

No encontro estão sendo discutidas políticas públicas sobre os resíduos sólidos com Universidades, Gestores e Sociedade Civil. Ainda pela manhã, a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável participou do debate técnico no Painel I: “Política Nacional de Resíduos Sólidos: potencialidades, desafios e sua repercussão nos Estados e Municípios”. À tarde, às 16h, Paulo Henrique participará do Painel III: “ Resíduos Sólidos, Aproveitamento Energético e Mudanças Climáticas”.

Estiveram presentes na mesa de abertura representantes do Conpam, Semace, Assembleia Legislativa, UFC, UFSC, MMA, Fiec, Seuma, Fundação e Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf).