Coletiva antecipa discussão sobre Resíduos Sólidos

28 de agosto de 2013 - 09:29

Hoje, 29, às 18h, no Centro de Eventos das Dorotéias, acontecerá a solenidade de abertura da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema). Para antecipar as discussões com a imprensa será realizada entrevista coletiva hoje, 29, às 15h, no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, e a Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles.

Sobre a Conferência:

Duas palestras vão compor a programação de abertura da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema). “O Plano Estadual de Resíduos Sólidos” será o tema do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa e a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, motiva a apresentação da Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles. A solenidade ocorrerá às 18h de hoje, 29.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio do Conpam, no Centro de Eventos das Dorotéias, nos dias 29 e 30 de agosto, as conferências são formas de coletar sugestões e propostas que contribuam para fortalecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10.

Serão discutidos temas como “Situação Social das Catadoras e Catadores de Material Reciclável e Reutilizável”, com dados apresentados por Sandro Pereira da Silva, que é Técnico de Planejamento Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. E, “A Importância da Educação Ambiental para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, cujo palestrante será Nilo Sérgio Diniz, diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Durante cada etapa das 11 conferências regionais, que ocorreram no Ceará, foram escolhidos delegados que estarão defendendo as propostas da sua região nesta conferência. Agora, serão eleitos delegados que representarão as sugestões do Ceará na etapa nacional que acontecerá em Brasília. Para esta última fase, o Ceará pode levar até 50 delegados que serão eleitos, durante a Plenária Final da 4ª Cema. Os critérios foram definidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), desse modo, o Setor Empresarial terá 30% das vagas, a Sociedade Civil corresponde a 40%, os Quilombolas ficam com 5% e os Indígenas com igual percentual (5%) e serão reservadas para o setor governamental outros 20%.

Coletiva

Dia: 29.08.2013

Horário: 15horas

Local: Complexo das Comissões na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807 – Bairro: Dionísio Torres, Fortaleza-Ce

Contatos: Ester Oliveira – assessoria de comunicação do Conpam- 31011235- 99835484

Conferência:

Serviço

Local: CED-Centro de Eventos Dorotéias

Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão Fortaleza – CE