Começa amanhã, em Sobral a Conferência sobre Desertificação

27 de agosto de 2013 - 10:40

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- Conpam, Paulo Henrique Lustosa, participará nesta quarta-feira, 28, no Centro de Convenções de Sobral-CE, da solenidade de abertura I Conferência Científica da Iniciativa Latinoamericana e Caribenha de Ciência e Tecnologia para a Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação – ILACCT. Ele também coordenará mesa redonda, na manhã de sexta-feira, 30, sobre Experiências exitosas de convivência nas terras secas.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) identificou no Estado três Áreas Susceptíveis à Desertificação (ASDs), Inhamuns, Jaguaribana e Centro Norte do Estado, que envolve mais de 15 municípios. Então, de 28 a 30 de agosto, Sobral receberá pesquisadores, técnicos e cientistas de 33 países que confirmaram presenças no evento, que objetiva avançar no conhecimento científico e tecnológico sobre as terras secas e os processos de desertificação, degradação da terra e efeitos da seca na região da América Latina e do Caribe. Inclusive, no dia da abertura, haverá um Workshop de Jornalistas.

De acordo com o presidente de ILACCT, José Roberto Lima, a conferência pretende ser um ponto de encontro entre a comunidade científica, tomadores de decisões, doadores, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e usuários da terra para abordar os problemas das superficies secas de uma forma integral. O lema do evento é: O valor das terras secas.

Desde 1994 a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos de Seca (UNCCD), reúne os países mais afetados. Na atualidade, 194 países do mundo, sendo 33 da América Latina e do Caribe, se reúnem periodicamente em um foro organizado pela UNCCD.

A Conferência Científica é uma realização da Prefeitura de Sobral e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece), com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam.

Serviço:
I Conferência Científica da Iniciativa Latinoamerica e Caribenha de Ciência e Tecnologia para a Implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação – ILACCT
Data: de 28 a 30 de agosto de 2013
Local: Centro de Convenções do Município de Sobral
Realização: Prefeitura de Sobral e Governo do Estado do Ceará – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Secitece) e Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam