Começa hoje a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente

22 de agosto de 2013 - 08:37

 Duas palestras vão compor a programação de abertura da  IV Conferência Estadual do Meio Ambiente (Cema).  “O Plano Estadual de Resíduos Sólidos”  será o tema  do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa e a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, motiva a apresentação da Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) do Ministério do Meio Ambiente, Mariana Meirelles. A solenidade ocorrerá às 18h de quinta-feira, 29.

Realizada pelo Governo do Estado, por meio do Conpam, no Centro de Eventos das Dorotéias, nos dias 29 e 30 de agosto, as conferências são formas de coletar sugestões e propostas que contribuam para fortalecer a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305/10.

Serão discutidos temas como “Situação Social das Catadoras e Catadores de Material Reciclável e Reutilizável”, com dados apresentados por Sandro Pereira da Silva, que é Técnico de Planejamento Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. E, “A Importância da Educação Ambiental para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, cujo palestrante será Nilo Sérgio Diniz, diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.

Durante cada etapa das 11 conferências regionais, que ocorreram no Ceará, foram escolhidos delegados que estarão defendendo as propostas da sua região nesta conferência. Agora, serão eleitos delegados que representarão as sugestões do Ceará na etapa nacional que acontecerá em Brasília. Para esta última fase, o Ceará pode levar até 50 delegados que serão eleitos, durante a Plenária Final da 4ª Cema. Os critérios foram definidos pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), desse modo, o Setor Empresarial terá 30% das vagas, a Sociedade Civil corresponde a 40%, os Quilombolas ficam com 5% e os Indígenas com igual percentual (5%) e serão reservadas para o setor governamental outros 20%.

Serviço:

Local: CED-Centro de Eventos Dorotéias.

Av. Alberto Craveiro, 2222 – Castelão Fortaleza – CE

Programa

Dia: 29/08/13

  • 16horas: Credenciamento
  • 18horas: Solenidade de Abertura ,Apresentação Cultural _VIDANÇA _, leitura do regimento da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente
  • 19horas: Palestra: Plano Estadual de Resíduos Sólidos. / Palestrante: Dr. Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa/Presidente do Conpam.
  • 19 horas e 30 min: Conferência Nacional do Meio Ambiente /Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC)Do ministério do Meio Ambiente/Dra. Mariana Meirelles/
  • 20horas: jantar

Dia: 30/08/2013

  • 8horas e 10min: Palestra: Situação Social das Catadoras e Catadores de Material Reciclável e Reutilizável. / Palestrante: Sr. Sandro Pereira da Silva/Técnico de Planejamento Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
  • 8horas e 30 min: Palestra: A importância da Educação Ambiental para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. / Palestrante: Dr. Nilo Sérgio Diniz/Diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
  • 9horas e 30: Metodologia da Conferência.
  • 10horas: Divisão dos Grupos de Trabalho e orientação dos trabalhos.
  • 12horas: Almoço
  • 13horas e 30min: Retorno aos grupos de trabalho.
  • 15horas: Exposição e votação das ações prioritárias.
  • 16horas: Eleição dos delegados por segmento.
  • 17horas: Plenária para apresentação das ações prioritárias, dos delegados eleitos e encerramento da Conferência Estadual do Meio Ambiente .

Maria José Holanda
Coordenadora da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente
CONPAM – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente
COEAS – Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social
Tel.: 31011247 / 31015529 (fax)

Elizabeth Rebouças
Assessoria de Comunicação
31011235 / 88482022