Operação Mata Fresca II, de agrotóxico, divulgará resultado

4 de julho de 2013 - 13:24

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente -Conpam- e o Ministério Público do Ceará realizarão uma entrevista coletiva, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça ( Rua Assunção, 1.100, José Bonifácio) nesta sexta-feira, 5, às 14 horas, sobre a ação conjunta de combate ao descarte de embalagem e uso inadequado de Agrotóxico, realizada por diversos órgãos e instituições públicas. A operação  denominada de Mata Fresca -II foi iniciada na segunda-feira, 1, pela macrorregião que compreende o Litoral leste: Limoeiro do Norte, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Quixeré, Russas, Jaguaribara e Aracati e, termina nessa sexta-feira.

Durante a coletiva, será assinado um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) cujo objetivo é acordar a correta destinação de embalagens de agrotóxicos, bem como orientar e conscientizar os agricultores nesse sentido. O documento será assinado por representantes do MP, entre eles o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado; entidades relacionadas à produção de embalagens e ao comércio agropecuário; Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace); Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), o Instituto nacional de Processamento de Embalagens Vazias- Inpev, a Associação do Comércio Agropecuário da Ibiapaba- ACAI e Associação do Comércio Agropecuário do Semiárido- Acasa.

A ação de fiscalização é motivada pelo Ministério Público e coordenada pelo Conpam. A fiscalização é integrada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente -Semace, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará -Adagri, Superintendência Federal da Agricultura no Ceará -SFA – CE/MAPA, Secretaria da Saúde do Estado do Ceará -Sesa, Secretaria Estadual da Fazenda -Sefaz, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará -SRTE – CE/MTE e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia -Crea/CE.

Assessoria de Comunicação do Conpam
Elizabeth Rebouças- 31011235