Parque Botânico promove ação para recuperação de área degradada

12 de junho de 2013 - 09:35

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), promoverá hoje, às 14h30, plantio de mudas em área degradada próximo ao espelho d’água no Parque Botânico do Ceará. Essa ação foi iniciada na Semana Nacional do Meio Ambiente, nos dias 3 a 7. “Ao total serão plantadas 80 mudas”, afirma o supervisor da Unidade de Conservação (UC), João Rafael Muniz.

Na Semana Nacional do Meio Ambiente do Parque Botânico:

“Todas as mudas usadas no plantio foram produzidas a partir da coleta de sementes e cultivo de espécies existentes no viveiro do parque, e o cultivo foi realizado seguindo todos padrões agroecológicos”, afirmou o biólogo Carlos Henrique Costa em relação ao início da recuperação. Além dessa ação, o parque doou cerca de 1.152 mudas de espécies nativas do tabuleiro litorâneo para instituições públicas, privadas e sociedade civil.

O técnico ambiental da UC, Ronaldo Feitosa, ministrou palestra com o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade para um público de 300 pessoas no evento promovido pela Secretária Municipal de Educação de Caucaia, no shopping Iandê. Estive, também, presente a equipe de educação ambiental: Antônio, Mardônio, Eugênio e Teresa.

Na ocasião foram doadas mudas de árvores nativas aos participantes. O supervisor do parque falou das ocorrências de incêndios florestais que afetaram cerca de 10% da área protegida do parque. “É importante que a população circunvizinha, que vem atuando como co protetora do parque, alerte e informe sobre a ocorrência de incêndios, e faça denuncias referentes a crimes ambientais”, destacou Rafael.

Assessoria de Comunicação Conpam

3101.1235 / 9983.5484