Ceará abre, nesta terça, a Semana do Meio Ambiente

3 de junho de 2013 - 08:50

O meio ambiente é uma das principais pautas de discussão na atualidade. Mais do que um modismo, o assunto exige atenção e visibilidade por parte do poder público e sociedade civil, já que influencia diretamente na qualidade de vida de todos.

Diante da relevância da temática ambiental, nada mais justo que uma semana comemorativa de ações, campanhas e projetos. Esse é o objetivo da Semana Estadual do Meio Ambiente, que acontece de 4 a 8 de junho. Uma programação está prevista para Fortaleza, Limoeiro, Russas e Jaguaribara.

Segundo a coordenadora de Educação Ambiental e Articulação Social do Conpam, Nancy Mireya Sierra, o evento tem um caráter educativo e servirá para que a população conheça os projetos. “A Semana do Meio Ambiente vai mostrar programas e projetos muito importantes, que vão ser desenvolvidos ao longo do ano no Ceará”, disse.

Ações

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente será na próxima terça-feira (4), às 8h30, na Assembleia Legislativa do Estado Ceará, com a Conferência Regional de Meio Ambiente de Fortaleza e Região Metropolitana. Além da solenidade, haverá uma palestra com o tema “Resíduos Sólidos: Visão de ontem, hoje e futuro com foco na logística” e o lançamento das campanhas “Vamos cuidar do Ceará, um Ceará sem Lixão” e “Certificação Selo Produto Verde”.

Esse último, ficam os produtos compostos por matéria-prima reciclada de resíduos sólidos passíveis de certificação do Selo Verde, para o gozo de benefícios e incentivos fiscais concedidos a contribuintes no Estado do Ceará.

No dia seguinte (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação ambiental no Parque do Cocó contará com a presença de lutadores do UFC para o Ultimater Fighter Brasil 2 Finale e da octagon girl Camila Oliveira. O objetivo da ação é minimizar os impactos de carbono que serão gerados no evento esportivo do UFC em Fortaleza, no ginásio Paulo Sarasate, no dia 8. Os atletas deverão participar de um plantio de mudas no parque.

Ainda, no mesmo dia, haverá apresentação do programa “Ceará Carbono Zero”, com o lançamento do inventário de emissões de gases de efeito estufa e o plano de ação e estratégias de mitigação e compensação das atividades da Copa das Confederações e da Copa Mundial de Futebol.

No dia 6, Limoeiro do Norte abre a Conferência Municipal da Região Jaguaribana, recebendo diversos municípios para debater demandas locais sobre gestão e descarte de resíduos sólidos. No mesmo dia, Russas lança projetos e confere a assinatura de convênio entre Conpam e Associação Cultural dos Artesãos, Artistas e Produtores Rurais de Jaguaruana (ACAAP).

Um projeto de Aquicultura Sustentável para o açude Castanhão vai ser lançado no dia 7, em Jaguaribara. No dia 8, em Fortaleza, o Governo do Estado lança o projeto Parques da Copa no Parque do Cocó. Na ocasião, também será apresentado o convênio firmado entre Conpam e Universidade Federal do Ceará (UFC) para a atualização do estudo da poligonal do parque.

Clique aqui e confira a programação

Assessoria de Comunicação Conpam

Ester Oliveira