Conpam promoverá Semana de Meio Ambiente nos Monólitos de Quixadá

31 de maio de 2013 - 13:06

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), em parceria com a Prefeitura Municipal de Quixadá, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma), realizará, durante a Semana Nacional de Meio Ambiente, de 3 a 5 de junho, ações socioambientais voltadas a conservação da biodiversidade dentro da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural dos Monólitos de Quixadá.

No decorrer da semana, a Unidade de Conservação contará com trilhas, oficinas, ações de revitalização no entorno do açude Cedro, e palestra ministrada pela supervisora da UC, Cicera Cilene. Também haverá blitz ambiental realizada pelos alunos dos cursos de engenharia ambiental, controle ambiental e turismo, fazendo a distribuição de sacolinhas veiculares e encartes ambientais, na Praça José de Barros.

“Promover o intercâmbio de informações entre o Estado e os diversos atores sociais que atuam na conservação do bioma Caatinga sobre proteção, conservação e uso sustentável nesta unidade de conservação, será o objetivo do evento”, destaca Cilene. Participarão do encontro o conselho gestor do Monumento Natural Monólitos de Quixadá, secretarias municipais de meio ambiente, agricultura, turismo, cidades, cultura e educação, gestores de UC’s, universidades, ONGs com atuação na área ambiental e sociedade civil.

Programação:

DIA 03/06/13 – MANHÃ

8:30 às 11:30 h – Trilha Ecológica

14h 00 – Abertura do Seminário

16:00 – Oficinas de resíduos sólidos

17h 40 – Encerramento

DIA 04/06/13 – MANHÃ

8:30 às 11:30 h – Revitalização do entorno do Açude Cedro. Tema: “Reflorestamento de áreas degradadas: O Desafio de Todos ” Participantes – Professores, alunos de universidades.

DIA 05/06/13 – MANHÃ

8:00 – Palestra I: Monumento Natural Monólitos de Quixadá: uma área de proteção integral na Caatinga – Cicera Cilene Temóteo Moreira / Supervisora da UC Monumento Natural Monólitos de Quixadá.

8:30 às 11:30 h – Blitz ambiental Participantes: Alunos dos cursos da Engenharia Ambiental, controle Ambiental e Turismo. Ação Desenvolvida: Distribuição de Sacolinhas Veiculares e encartes ambientais. Local: Ruas Movimentadas e na Praça José de Barros

17:00 – Enceramento do Evento da Semana do Meio Ambiente.