Atividades marcam a prévia da Semana do Meio Ambiente

24 de maio de 2013 - 16:04

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), através da Apa do Estuário do Rio Mundaú, promoveu, nos dias 22 e 23, a prévia da Semana do Meio Ambiente. A abertura do evento ocorreu na sede do Trairi, com o encontro da bicicletada ambiental. Alunos do Ensino Médio, professores, secretarias e comunidade estiveram presentes.

Em seguida, houve passeio de barco no Catamarã, com explanação sobre a APA do Estuário do Rio Mundaú, a partir da história cultural e de espécies da flora e fauna do rio. As escolas municipais e estaduais que participaram do encontro foram Centro Educacional Pio Rodrigues, Escola Professor Elizeu Eli Barbosa, Raimundo Nonato Ribeiro, Professor José Neri e Maria Celeste de Azevedo.

A Escola Jorgelito Calles de Oliveira participou da prévia da Semana do Meio Ambiente no dia 23. Foram sorteados brindes educativos, como livros, cordéis, jarros com mudas medicinais, ecobags, cremes a base de algas marinhas, quadro, toalhas de renda, bonés e camisas.

Na Pousada das Marés, houve exposição realizada pela Associação Cultural e Ambiental de Mundaú – AACM, Associação do Grupo de Produtoras Rurais do Artesanato de Timbaúba – AGRUPART, Associação de Bordadeiras e Rendeiras do Mundaú e Associação dos Produtores de Algas Marinhas de Flecheiras e Guajiru. O Instituto VIDARTE do Guajiru expôs artesanatos e objetos de arte, além de vídeos realizados em Programas de Educação e Preservação Patrimonial, em empreendimentos de parques Eólicos e Linhas de Transmissão da empresa TRACTEBEL e o Artesanato da Casa do Menor de Mundaú. O Grupo de Dança Siriuba e o Grupo de Teatro do Centro Flex de Arte Cultura e Pensamento do Trairi, também se fizeram presentes no segundo dia de evento.

A prévia da Semana do Meio Ambiente foi elaborada pela supervisora da APA do Estuário do Rio Mundaú, Ana Michelle Silva, e a técnica do Conpam, Vânisse Borges. A supervisora da Apa das Dunas da Lagoinha, Cátia Riehl, também participou da organização do evento.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal do Trairi, através da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura Esporte e Juventude do Trairi, Secretaria de Planejamento, Autarquia de Trânsito, TRACTEBEL, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Associações, Institutos e Pousada das Marés.