Sobral sediará amanhã Conferência de Meio Ambiente

15 de maio de 2013 - 11:22

Dando prosseguimento ao calendário de Conferências Regionais de Meio Ambiente, amanhã, 16, Sobral sediará a 4ª conferência do Estado. O público é da Serra Grande e Sertão Norte, composto pelos municípios de: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Hidrolândia, Ipu, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá, Sobral e Varjota.

Ontem, 14, aconteceu a 3ª em Acaraú, abrangendo a região norte litoral do Estado (municípios: Barroquinha, Bela Cruz, Camocim, Chaval, Cruz, Granja, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Martinópole, Morrinhos e Uruoca.). A mesa de abertura foi composta pela secretária de meio ambiente, Hosana Veras, presidente da câmara municipal, Narcélio Cruz, e o chefe de gabinete do município, Amadeu Neto, prefeita de Barroquinha, Tetê Cerqueira, a coordenadora estadual da Conferência de Meio Ambiente, Maria José Holanda e o secretário de meio ambiente de Cruz, Ricardo Leite.

Na ocasião, o gestor ambiental, Leorne Cavacante (Codes), ministrou palestra sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Entre os cinco eixos temáticos debatidos (Educação Ambiental, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, Produção e Consumo Sustentável, e Plano Estadual/Regional de Resíduos Sólidos), “a maior procura é pelo grupo de resíduos sólidos e educação ambiental”, observa Maria José. Ainda complementa: “O nível das discussões e conclusões dos trabalhos tem sido muito satisfatório”. Participaram do encontro 130 pessoas.

No dia 9, quinta-feira, a 2ª aconteceu em Itapipoca, abrangendo a região oeste do Estado. Estavam presentes o secretário de meio ambiente, Renan Barroso Montenegro, prefeito de Miraíma, Roberto Ivens Uchoa Sales, prefeito de Tururu, Nonato Marim, secretários de meio ambiente da região e Maria José. No evento, o representante da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Alceu Galvão, ministrou palestra sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos. Participaram 120 pessoas.

A 1ª aconteceu em Crateús, no dia 7, abrangendo o Sertão de Crateús e Sertão dos Inhamuns. Ao final das conferências foram escolhidos os delegados que irão participar da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente, em Agosto.

Programação das Conferências:

Dia 16 de Maio – Sobral (Serra Grande E Sertão Norte)

Dia 21 de Maio – Juazeiro do Norte (Região do Cariri)

Dia 23 de Maio – Iguatu (Sertão Centro- Sul)

Dia 28 de Maio – Quixadá (Sertão Central)

Dia 03 de Maio – Barreiras (Região do Maciço do Baturité)

Dia 04 de Junho – Fortaleza (Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza)

Dia 06 de Junho – Limoeiro do Norte (Região do Vale do Jaguaribe)

Dia 11 de Junho – Aracati (Região Leste)

Foto: Conferência Regional em Acaraú

Assessoria de Comunicação Conpam