Depois de Aracati, Oficina da PGI da Orla será em Paracuru

15 de maio de 2013 - 10:20

Ocorreu no período de 06 a 10 de maio, na Praia de Canoa Quebrada, a I Oficina de Capacitação dos Gestores Locais visando a Elaboração do Plano de Gestão Integrada – PGI da Orla, como parte da programação para implementação do Projeto Orla do município de Aracati.

A oficina contou com a participação de representantes das instituições municipais e com expressiva e forte participação de entidades da sociedade civil (ONGs, sindicatos, associações de classe, etc.) com efetiva atuação na orla marítima do município.

Com uma duração de cinco dias, em dois períodos, a oficina teve uma participação média de 26,6 pessoas por turno. Isso mostra que as comunidades atenderam ao apelo da Coordenação Estadual do Projeto Orla e da Prefeitura Municipal e entenderam a importância de discutir e traçar os rumos das políticas públicas e definir o que querem para o futuro da orla marítima onde nasceu e vive a maior parte das pessoas que participaram desse evento.

OFICINA DE PARACURU

A próxima oficina será realizada no município de Paracuru, no período de 20 a 24 de maio e deverá contar com a participação de representantes das Secretarias e órgãos estaduais, municipais e da sociedade civil organizada com efetiva atuação na orla marítima do município.

Com a oficina de Paracuru fica encerrada a primeira etapa do processo de elaboração dos PGIs de cinco dos 20 municípios da orla marítima do Estado, tendo sido realizadas anteriormente oficinas em Caucaia, Itarema, Paraipaba e Aracati.

A partir dessa capacitação cada município assume a coordenação dos trabalhos de elaboração do seu PGI, desenvolvendo as ações previstas de acordo com a metodologia adotada pelo Projeto Orla. Para isso deverá ser nomeado o coordenador do Projeto Orla no município e designada uma equipe local formada por representantes das secretarias e órgãos do município com efetiva atuação na orla marítima e que, de preferência tenham sido capacitados na I Oficina.

Nos meses de junho, julho e agosto serão realizadas as segundas oficinas que, em seu conjunto de atividades, visa a sistematização das informações e análises produzidas na fase anterior. O Plano de Gestão Integrada – PGI, que será o produto dessas oficinas, estabelece as diretrizes para a gestão da orla, servindo como documento complementar à celebração de termos de cooperação entre os municípios e os governos federal e estadual, convênios e outros instrumentos para a sua implementação.

As próximas oficinas deverão obedecer ao seguinte calendário:

1. 03 a 07 de junho – Paraipaba;

2. 17 a 21 de junho em Itarema;

3. 08 a 12 de julho em Caucaia;

4. 22 a 26 de julho em Paracuru

5. 06 a 08 de agosto em Aracati.

PROGRAMAÇÃO

OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES MUNICIPAIS VISANDO A ELABORAÇÃO DO PLANO DE GESTÃO INTEGRADA – PGI DO PROJETO ORLA DE PARACURU

DATA: 20 a 24 de maio de 2013

LOCAL: Rua Gabriel Ferreira Neri, s/n, Pedra Rachada, CE-085 – Paracuru

1º DIA 20/05

07h30min Café da manhã e Credenciamento

08h00min – Abertura

08h30min – Apresentação da dinâmica de

capacitação e das atividades a serem desenvolvidas.

09h00min – Apresentação – Fundamentos do Projeto Orla

10h15min – Apresentação – Fundamentos da Gestão Costeira e Patrimonial

13h00min – Caracterização da área de interesse

15h30min – Coffee break

15h45min / 17h00min – Caracterização da Orla do Município.

2º DIA 21/05

07h30min – Café da manhã

08h00min – Delimitação da Orla do Município/Mapa com definição das unidades e trechos da orla

12h00min – Almoço

13h00min –. Classificação preliminar das Unidades de Paisagem e trechos da Orla/ Construção de Quadro síntese das unidades e dos trechos demarcados

15h45min / 17h00min – Preparação para os trabalhos de campo

3º DIA 22/05

08h00min – Visita de Campo

12h00min – Almoço

13h00min – Sistematização do diagnóstico de campo com formulação dos cenários para a orla

15h30min – Coffee break

15h45min /17h00min – Sistematização do diagnóstico de campo com definição e descrição dos cenários atual e prospectivo (tendencial e desejado)

4º DIA – 23 /05

08h00/min – Visita de Campo

12h30min – Almoço

13h30min – Sistematização do diagnóstico de campo com formulação dos cenários para a orla

5º DIA 24/05 – Sexta-feira

08h00/min – Planejamento das ações da segunda oficina

12h30min – Almoço

13h30min – Pactuação da agenda de consolidação do diagnóstico.

16h30min – Coffee break

17h – Encerramento da Oficina