Comitê de Segurança Hídrica analisa termo de referência

15 de maio de 2013 - 11:50

O Comitê Estadual de Segurança Hídrica realizou, na manhã de hoje (15), a segunda reunião de trabalho para avaliar o termo de referência que servirá de base para o Plano de Segurança Hídrica. O encontro entre os componentes aconteceu no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).

A reunião foi presidida pelo titular da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), César Pinheiro. Além de Conpam e SRH, participaram também representantes da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Secretaria das Cidades, Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados (Arce), Defesa Civil e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

O termo de referência, elaborado a partir de sugestões das instituições e órgãos que compõem o comitê, foi apresentado pela Cogerh. Ele tem como objetivo investigar e produzir conhecimentos aprofundados sobre a questão da quantidade e qualidade da água no estado. O termo contempla ainda ações preventivas e emergenciais, que devem compor o Plano de Segurança Hídrica. Apesar de ser voltado para todo o estado, o plano propôs como foco três bacias: Rio Acaraú, Rio Salgado e Bacias Metropolitanas.

Após a avaliação de todos os pontos técnicos e metodológicos, o termo foi aprovado pela maioria dos presentes. No entanto, algumas ressalvas feitas e devem incluir alterações no texto final. Uma nova reunião foi marcada para a terceira semana de junho para dar continuidade às discussões.

Assessoria de Comunicação do Conpam
Marcello Soares – Estagiário
3101-1235