Jaguaribe realiza sua I Conferência Municipal do Meio Ambiente

9 de maio de 2013 - 12:19

Seis municípios do Vale do Jaguaribe discutiram a questão dos resíduos sólidos, durante a realização da I Conferência Municipal de Meio Ambiente, no auditório da Fundação Tuboarte, em Jaguaribe – CE, na quarta-feira, 8/05. Participaram aproximadamente 150 pessoas de vários segmentos da sociedade, tanto público como privado. A abertura da Conferência foi realizada pelo prefeito de Jaguaribe José Abner Nogueira Diógenes seguido das falas do secretário de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Meio Ambiente do município, Antônio Francisco Diógenes de Oliveira e o Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Rafael Fernandes Ferreira.

Estavam presentes também o prefeito do município de Pereiro, representantes da prefeitura de Jaguaribara, Iracema, Ereré, Morada Nova e Limoeiro e entidades como Ematerce, Denit, Polícia Rodoviária Federal, Semace, secretarias e órgãos do município de Jaguaribe, Associações comunitárias, sindicatos, Adagri e IFCE. Um destaque para o grupo Grupo de Sapateado da Fundação Tuboarte que apresentou a peça Sebastiana, sob a coordenação de Lúcia Freitas e coreografia de Alex Mendes, e a “Orquestra Jovem Meu Bem Querer”, também da Fundação Tuboarte, composta por crianças, que entoou o Hino Nacional.

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Conpam), Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa, foi o palestrante. Ele abordou o tema da Conferência: resíduos sólidos. Em seguida, os participantes dividiram-se em grupos onde foram discutidos os quatro eixos temáticos: 1) Produção e consumo sustentáveis; 2) redução dos impactos ambientais. 3) Geração de emprego e renda e 4) Educação ambiental.

A conferência é espaço público de debates, com os diversos segmentos da sociedade, por meio de metodologia específica, para determinar políticas públicas, cujo objetivo é: Debater prioritariamente a política de redução dos impactos ambientais a partir das mudanças climáticas, incentivando à produção e o consumo sustentável, tendo em vista a política de gestão de resíduos sólidos, a recuperação ambiental, o saneamento e a geração de emprego e renda.

Ao final foram votadas as propostas e a eleição dos delegados para a Conferência Regional, que será realizada em junho de 2013 no município de Limoeiro do Norte – CE.