Conpam mostra disposição para ajudar municípios com os resíduos sólidos

7 de maio de 2013 - 15:46

O presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, e o prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva Bezerra, abriram a primeira Conferência Regional do Meio Ambiente, na manhã de hoje, terça-feira (7/05), no auditório da Semam. A segunda conferência será em Itapipoca, na próxima quinta-feira,(09/05). Ao todo, serão realizadas 10 conferências regionais. Presentes 11 secretários dos municípios vizinhos dos sertões de Crateús e dos Inhamuns (Tauá, Novo Oriente, Parambu, Nova Russas, Aiuaba, Santa Quitéria, Quiterianópolis, Poranga, Arneiroz, Independência e Ipaporanga).

Ao final da abertura, após a palestra do presidente Paulo Henrique, sobre A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, os secretários se reuniram com ele para encontrarem um jeito de viabilizarem as ações de reciclagem em seus municípios.“Nós temos total interesse em encontrar um modelo viável. A nossa disposição é de ajudar”, disse Paulo Henrique. Uma próxima reunião ficou marcada para o próximo dia 22, depois que cada gestor ambiental falar com os respectivos prefeitos sobre as ideias discutidas. O exemplo de Crateús em criar uma bolsa verde foi tida como exemplar e faz com que os catadores deixem os lixões.

Paulo Henrique destacou em sua fala, na palestra, para um auditório com mais de uma centena de pessoas, que o Conpam já entregou três Planos de Resíduos Sólidos, e o primeiro foi o de Crateús. O prefeito Carlos Felipe destacou que agora, a dificuldade a ser vencida é vender o material coletado por um preço melhor e conseguir atrair empresa do ramo, para a cidade. Outro ponto tocado foi o licenciamento, que a seu ver é oneroso e poderia também ser feito em parceria com outros municípios.

A coordenadora da Conferência, Maria José Holanda explicou as regras da conferência e os participantes foram distribuídos em grupos que debateram a Educação Ambiental, Produção e Consumo Sustentável, Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Plano de Resíduos Sólidos. Ao final, foram escolhidos os delegados que irão participar da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente.

Assessoria de comunicação

Elizabeth Rebouças