Caatinga motiva extensa programação nos municípios

26 de abril de 2013 - 09:48

Os projetos “Tejucactus”, “Tejubarro” e “Tejuflora”, desenvolvidos no município cearense de Tejuçuoca, são destaques nesta Semana Estadual da Caatinga, por oferecer meios de aproveitamento das potencialidades do município incrustado em área seca e que podem conduzir a uma Economia Sustentável. As Secretárias de Meio Ambiente de Crateús, Tauá e Aiuaba e a de Turismo e Cultura de Tejuçuoca estão vivenciando atividades em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga que trancorrerá, no domingo, 28.

A Caatinga está retratada no foco de Antônio Carlos. A exposição mostra as aves dessa reserva exclusivamente brasileira. São 44 fotos colhidas numa estrada de cinco anos, por sertões de Canindé (Serra do Diabo e Serrote do Arirão), Caridade (Rio Batoque), Itatira (Serra das Panelas), Paramoti (Barra do Batoque), General Sampaio (Parque Francy Nunes) e Tejuçuoca (Furna dos Ossos, Serra da Catirina e Assentamento Macacos). Também tem exposição de quadros de Eliseu Joca.

A abertura da semana em Tejuçuoca ocorreu na Casa da Cultura, com a equipe da Mata Branca / Conpam, Condema, Secretaria da Cultura e do turismo do Município de Tejuçuoca, Secretaria do Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente, Professores do Ensino Fundamental e Médio, alunos da Rede Pública de Ensino. As palestras e apresentações artísticas que ocorreram neste dia destacaram os Produtos da Caatinga e as riquezas locais que favorecem a economia da região. Foram abordadas questões a respeito dos pequenos produtores e do sustento da família durante os períodos de estiagem.

“A professora da Caatinga” é título de livro da autora Maria Pompilho Barroso Albuquerque, que foi lançado na semana. Ela destacou traços da cultura local que estão expostos nas histórias contadas e diversas características do Bioma Caatinga nos costumes populares, na gastronomia, nas festas entre outras.

Crateús quer Unidade de Conservação

Já em Crateús, os alunos da rede de ensino municipal fizeram visitas à reserva natural, Serra das Almas, que fica localizada entre o Sertão dos Inhamuns, no município de Crateús e Buriti dos Montes no estado do Piauí.

A Associação Caatinga, que administra o lugar em parceria com a Associação de catadores de materiais recicláveis de Crateús, também realizou uma consulta pública sobre a criação da Unidade de Conservação Municipal Cavaleiros da Esperança, no bairro de Boa Vista, cuja extensão é de 16 h, e fica entre o outro bairro de Ponte Preta e o Rio Poti. A área já sofre degradação pela extração de argila.

Ilustração: Semana da Caatinga em Tejuçuoca

Ilustração: Semana da Caatinga em Crateús