Crateús promove a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

5 de abril de 2013 - 12:33

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) esteve ontem, 4, no município de Crateús para dar apoio técnico a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente do Estado do Ceará. O prefeito do município, Carlos Felipe, fez a abertura do evento, que teve a apresentação de uma peça teatral da Secretaria de Cultura, a qual mostrou de forma bem humorada o comportamento das pessoas em relação ao lixo. A Conferência contou com mais de 100 participantes, destaque para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Crateús. A cidade atualmente conta com 50% da sede coberta pelo sistema de Coleta Seletiva.

A Coordenadora Estadual da Conferência de Meio Ambiente, Maria José Holanda, realizou uma explanação sobre a importância dos quatro eixos temáticos da Conferência que são: Educação Ambiental, Redução de Impactos Ambientais, Geração de Emprego e Renda, e Produção e Consumo Sustentável. “Vale lembrar que cada município possui autonomia caso queira realizar a sua Conferência Municipal, mas que os delegados tirados nas Conferências terão que participar da Conferência Estadual, quando serão escolhidos os que irão representar o Estado, num total de 50”, lembrou Maria José. O Conpam promoverá 10 Conferências Regionais, a primeira está prevista para o começo de Maio nos Sertões dos Inhamuns e de Crateús.

As palestras versaram sobre: Política Estadual de Resíduos Sólidos e Plano Regional de Resíduos Sólidos (ministrada pela Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável, Maria Dias), Política Nacional de Resíduos Sólidos (Representante da Agência Reguladora de Serviços Públicos, Alceu Galvão), Gestão de Resíduos Sólidos de Crateús, apresentando a evolução da Coleta Seletiva e os avanços da Cooperativa de Catadores (Secretário de Meio Ambiente de Crateús, Wanderley Marque).