Conpam organiza semana da Caatinga

4 de abril de 2013 - 17:00

A Semana Estadual da Caatinga terá uma ampla programação em Fortaleza e nos municípios de Crateús, Aiuaba, Tauá e Tejuçuoca. Para definir as atividades que se desenvolverão de 22 a 29 deste mês, a Assessora de Projetos Especiais, Tereza Farias se reuniu, na tarde de hoje, quinta-feira, 4, no gabinete do presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente – Conpam com representantes do Memorial da Carnaúba e membros do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera, Fiec e Semace.

Ficou definido que a abertura do evento ocorrerá na Fiec e o encerramento será na Assembleia Legislativa do Ceará, com a entrega da Medalha Ambientalista Joaquim Feitosa. Conforme regulamento, a outorga este ano será para uma pessoa física que comprove relevantes serviços prestados à sustentabilidade do bioma Caatinga. O Comitê receberá até o dia 15 de abril, os currículos das personalidades indicadas pelo público ou entidades. A divulgação do nome escolhido ocorrerá dia 19.

O tema abordado este ano será: Produtos e Serviços da Caatinga- Geração de Renda e Consumo Sustentável. Haverá instalação de tendas, com exposições de produtos artesanais, manifestações culturais e trabalhos sócio-ambientais, na praça Luiza Távora, das 9 às 13h. A quadrilha folclórica da Carnaúba, de Horizonte, fará uma apresentação. Terá também exposição e venda de cactos e de produtos confeccionados com carnaúba, além de oficinas. Ou seja, a abordagem vislumbra os produtos da Caatinga cultivando a sustentabilidade; a economia solidária e a geração de trabalho e renda e a contribuição dos produtos para a segurança alimentar.

Tereza Farias destaca que essas ações propiciam a integração entre os vários segmentos que atuam no bioma exclusivamente brasileiro, promovendo o fortalecimento das organizações comunitárias a partir de experiências exitosas apoiadas pelo Projeto Mata Branca, ONGs, setor empresarial, movimentos sociais e demais entidades governamentais.

Assessoria de Comunicação

elizabeth.reboucas@conpam.ce.gov.br – 31011234