Coema aprova aterro sanitário em Caririaçu
7 de março de 2013 - 19:30
O Coema aprovou por unanimidade, 24 votos, nesta tarde de quinta-feira-7-, o parecer técnico 465/2013 referente a implantação do Aterro Sanitário Regional do Cariri, em Caririaçu. A apresentação foi feita pelo biólogo Francisco José Freire de Araújo e o técnico Francisco Vieira Paiva. A reunião ordinária foi presidida pelo presidente em exercício do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam, Iraguassu Texeira Filho e contou com a presença do secretário das Cidades, Camilo Santana. Este era o terceiro item da pauta e por deliberação dos conselheiros fizeram uma inversão e o aterro foi o primeiro ponto a ser discutido, votado e consequentemente aprovado.
O aterro terá uma área 175 hectares para atender por 20 anos ao destino final dos resíduos produzidos em Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Além do terro estão previstos centro de triagem e estações de transferências. Também foi proposto incineradores que seriam construídos em Juazeiro Norte. O diagnóstico ambiental apresentado decorre de uma Avaliação Ecológica Rápida (AER)sendo prometido um aprofundamento, na medida em que as obras se desenvolvam.
O segundo parecer apresentado referiu-se ao licenciamento de eólica no município de Ibiapina, o terceiro também sobre licenciamento ambiental, porém em Massapê, para incorporações na localidade de Mumbaba e a discussão da minuta de instrução normativa sobre a reposição florestal no Estado do Ceará.