Fogo consome 7ha da vegetação do Parque Botânico

15 de fevereiro de 2013 - 15:24

Dois incêndios ocorreram no período de carnaval

Sete hectares de vegetação nativa do Parque Botânico do Ceará foram consumidos pelo fogo durante dois incêndios que ocorrem naquela unidade de conservação no domingo de carnaval e na quarta-feira de Cinzas. De acordo com o brigadista João Rafael Muniz Silva o primeiro foco surgiu do monturo que o DER deixou na beira do parque e alguém deve ter provocando o dano ambiental, que é uma atitude criminosa.

Os Bombeiros foram acionados porém eles não entraram no Parque. O trabalho por dentro foi todo realizado pelos funcionários do Conpam- Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, que atuaram como voluntários. Além de João Rafael e Roberta Moricone, ex-gestora do Parque, os vigilantes e jardineiros enfrentaram bravamente. No domingo, 10/02, ficaram das 13 às 23 horas e no dia seguinte, 12/02, fizeram o rescaldo. Ainda encontraram e apagaram 14 focos. A história se repetiu na quarta-feira,13, dessa fez o fogo começou por dentro do parque.

 

Esse já é o 12º incêndio atinge o Parque Botânico, dos quais 8 foram combatidos e extinguidos ainda no início e quatro causaram sérios danos ao Parque. Cabe agora ao Conpam como orgão gestor e Semace como Orgão de Fiscalização tomarem providências, para que os autores desses crimes ambientais sejam punidos e evitar que novos incêndios atinjam o Parque Botânico e as demais Unidades de Conservação do Estado.