Estação Ecológica do Pecém inaugura nova sede

7 de fevereiro de 2013 - 09:14

Prédio vai abrigar técnicos da Estação Ecológica do Pecém, APA do Pecém e APA do Lagamar do Cauípe.

A Estação Ecológica do Pecém recebe, nesta sexta (08), um reforço estrutural na realização das atividades. A partir das 10h, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, entrega o prédio da nova sede, que abrigará supervisores e apoio técnico de três unidades de conservação: Estação Ecológica do Pecém, APA do Pecém e APA do Lagamar do Cauípe.

“Esse grande complexo do Pecém é uma oportunidade estratégica de desenvolvimento para o estado do Ceará. Mas ali temos seis unidades de conservação, que precisam ser protegidas preservadas”, explica Paulo Henrique. Segundo ele, a estrutura da área passa por mudanças para formar um polo ambiental, com a atuação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), de entidades que fazem a gestão das UC, da Polícia Militar Ambiental, da Cavalaria da PM e do Corpo de Bombeiros.

Segundo Luiz Gustavo Fagundes, coordenador de Biodiversidade do Conpam, a nova sede física facilita o exercício das atividades diárias na unidade. “A construção e finalização da sede é importante, na medida em que dá apoio local aos técnicos. Isso permite a realização contínua de um trabalho, evitando que eles percam tempo se deslocando de Fortaleza para o Pecém a todo momento. Além disso, as demandas da população podem ser atendidas de forma mais rápida”, diz. O conselho gestor de cada uma das três unidades da nova sede está em processo de definição.

O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. De acordo com a supervisora da Estação Ecológica Telma Rodrigues Sampaio, a prioridade do trabalho é a educação e o diálogo com a sociedade.

A Estação Ecológica do Pecém é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criada através do Decreto Estadual Nº 30.895, de 20 de abril de 2012. Possui uma área de 973,08 hectares. Está situada nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia. Localiza-se a 57 km de Fortaleza, com acesso pela Via Estruturante, CE-085. Possui ecossistema litorâneo e objetivos científicos e educacionais.

A Equipe

Uma equipe de técnica irá trabalhar na Unidade de Conservação, como técnico em atendimento, serviços educacionais, motorista, técnico administrativo e serviços gerais. São eles: Telma Rodrigues Sampaio – Supervisora de Núcleo da Estação Ecológica do Pecém, Luís André Rocha, Guilherme Barroso, Cinde Moreira, Antônio Marcos, Antônio Renato, Daniel Ferreira, Francisco Helder, Francisca Luciene, Francisca Camila, Francisco da Chagas, Kleana Rodrigues, Luiz Antônio, Noesia Maria, Raimundo Nertan, Veridiana no Nascimento, Joel Domingos, Pedro Edgar.

SERVIÇO

Entrega da nova sede da Unidade de Conservação Estação Ecológica do Pecém

Data: 8 de fevereiro (sexta-feira)

Horário: 10h

Local: Estação ecológica do Pecém: CE-348, Km 58, distrito de Pecém, São Gonçalo do Amarante.
(Ponto de referência: Á esquerda, 200 metros, do trevo rodoviário do Pecém).

 

Assessoria de Comunicação do Conpam

Elizabeth Rebouças
Marcello Soares – Estagiário
3101-1235