Conpam inaugura nova sede na Apa da Bica do Ipu

5 de fevereiro de 2013 - 13:16

A entrega do espaço é parte das transformações nas Unidades de Conservação

Ao som da Banda do município Lázaro Freire, o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Sérgio Aguiar, e o prefeito do município de Ipu, Sérgio Rufino, desfizeram o laço o qual simbolizou a inauguração da Sede da Apa da Bica do Ipu. O evento ocorreu essa manhã, às 10h, com o propósito de intensificar as ações de educação ambiental e preservação ambiental no município de Ipu.

O prefeito do município garantiu que as secretarias estarão trabalhando para o fortalecimento da conservação da Unidade de Conservação (UC), que é empreendimento turístico do município. O deputado estadual, Sérgio Aguiar, relembrou a missão do governador em relação às Unidades de Conservação, a qual deve trabalhar para estreitar as relações da sociedade com o poder público.

O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, ressaltou que a inauguração da Sede é parte do processo de transformação nas UC´s. “Antes, as Unidades eram afastadas da população para a sua preservação, com a nova gestão, o pensamento mudou, o Governo entende que é um patrimônio da sociedade, e de forma sustentável, elas devem ser utilizadas.” Lustosa explicou, ainda, que hoje as UC´s são tidas pelo Governo como equipamento público, ou seja, dotadas de orçamento, gerando equipes de educadores, de manutenção como se fosse, por exemplo, uma escola. Ao finalizar a sua fala, o presidente do Conpam pediu que a população Ipuense ajudasse o Governo do Estado na preservação desse patrimônio.

O horário de funcionamento da Apa será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. De acordo com o supervisor da Unidade de Conservação, Henrique Ricardo Ziegler, a prioridade do trabalho é a educação e o diálogo com a sociedade.

Estiveram presentes na inauguração: os vereadores do município Zeca Rufino(presidente da Câmara), Carlinhos Amarante, Evaldo Gomes, Alberto Sousa, Arlete Mauricéia, Manoel Palácio, Francisco Edivan, Hilton Belém, Nonato Filho, Adriano Melo e Efigênia Mororó. Ainda, o chefe de gabinete, Sebastião Rufino, e secretários do município, os novos técnicos que irão trabalhar na Unidade de Conservação, como técnico em atendimento, serviços educacionais, motorista, técnico administrativo e serviços gerais, Paloma Lima, Isabela Belém, Paloma Martins, Emanoel Vale, Léo e Antônio Marcílio, mais outros quatro vigilantes, alunos da Escola Profissionalizante Tarcísio Aragão e a imprensa local.