Conpam apoia atividades no Sertão Central

31 de janeiro de 2013 - 18:56

Oficinas e palestras em comemoração ao Dia do Engenheiro Ambiental

“Não se produz nada sem agrotóxico, a exceção dos produtos orgânicos”, “temos oito unidades de proteção integral, 13 Apas, um corredor ecológico, dois monumentos naturais e cinco parques”, “Tem caranguejo no Ipu que é  idêntico ao que existe na Floresta Amazônica”. Essas foram algumas verdades que os estudantes de Engenharia Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia tiveram, nesse dia especial,  hoje, 31/01. Eles participaram de palestras, pela manhã, e agora à tarde, de oficinas sobre temas que envolvem sustentabilidade. Amanhã tem o primeiro bicicletasso e à tarde, fechando a programação, será feita uma visita técnica a estação de tratamento da Cagece, em Quixadá. Esses eventos marcam a passagem do  Dia do Engenheiro Ambiental, cuja primeira turma do IFCE vai ser formada em fevereiro.

O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente-Conpam- apoia o evento. Foram palestrantes Henrique Ziegler, supervisor da Apa do Ipu, que abordou a Origem do Bioma Caatinga,  Cilene  Moreira, supervisora da Unidade de Conservação Monumento Natural dos Monólitos, que fez um relato da situação de cada uma das 23 Unidades, identificando os atrativos e as belezas cênicas e Leyla Barros, supervisora de Núcleo da Apa do Pecém abordou a saúde e o meio ambiente.

Outras duas palestras movimentaram ainda o período da manhã,  a do professor José Murilo Silva, 80 anos, representante do CREA, e  estudioso dos problemas provocados pelo uso inadequado dos agrotóxicos e a sua colega de instituição, Mailde Carlos do Rego, que deixou um convite para cada cidadão consumir menos e reciclar mais, dentro do conceito de que meio ambiente enfoca os recursos naturais e os construídos.

Ocorrem quatro oficinas: Educação ambiental na Reserva Serra das Almas, Educação Ambiental e Sustentabilidade, Construções sustentáveis e Elaboração de Relatório de Impactos Ambientais em Atividades Econômicas, no Sertão Central Cearense.

 

Assessoria de Comunicação

Elizabeth Rebouças-

31011235-88482022